Hoje, o lixo é um dos maiores problemas para o meio em que habitamos. Mas qual é realmente o espaço adequado para ele? Onde deve ser armazenado todo lixo que produzimos? Para suprir as ‘necessidades’ humanas não há como não produzir o lixo, porém é preciso destiná-lo para locais adequados e ainda evitar desperdícios, reutilizar sempre que possível os materiais e reciclar.
Como podemos trabalhar com o lixo? Há diversas maneiras. É possível separá-los, reutilizá-los de várias formas, como por exemplo, o artista Alejandro Sarmiento, que transforma materiais já utilizados na criação de novos objetos que são considerados uma arte, produtos com design contemporâneo, evitando novos consumos energéticos. Segue abaixo alguns exemplos de objetos feitos por Alejandro Sarmiento:
Mobiliário produzido por Alejandro através do lixo
Mas qual é o ambiente propício para trabalhar com o lixo?
Tudo depende do que se deseja produzir, quando o destino é a reciclagem, onde o lixo passa por um processo industrial para se tornar novamente utilizável o espaço deve ser constituído de forma a abranger da melhor maneira os equipamentos necessários para os diferentes processos para a transformação do produto.
Já, quando reutilizamos o lixo para criarmos outro uso para aquilo que foi descartado pela sociedade, quando se deseja transformá-lo em arte, ou objetos que proporcionem informações sobre a importância deste ato. Quando o interessante é trabalhar em equipe, artesanalmente, em oficinas, o espaço já deve ser outro, feito para as pessoas.
Silvia Lovemberger

Silvia!
ResponderExcluirpara dar uma olhada neste link!
Fárida
http://www.cidadespossiveis.com/post/606689809/a-ideia-de-um-sistema-subterraneo-de-coleta-de