quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fundamentação Teórica



CENTRO DE TRIAGEM, APRENDIZADO E ADMINISTRAÇÃO DO LIXO

Analisando o despejo irracional de lixo em lugares inadequados devemos para pensar qual o espaço certo para gerar novas oportunidades e trabalhar (separar, armazenar, dar um reuso, reciclar) com o lixo?

O Consumo e a Sociedade
v O sistema de economia capitalista nos dias atuais é um buraco sem fundo, quanto mais consumirmos, mais temos que consumir;

v Hoje o consumo é um dos principais instrumentos de satisfação pessoal;

v Segundo DI GIORGI, “Quando você joga algo “fora”, na verdade está jogando “dentro”, dentro do nosso planeta”;


O lixo, os catadores e a geração de renda
·         Segundo ABNT, denomina-se lixo os restos das atividades humanas, considerados como inúteis, indesejáveis ou descartáveis

·         Há Catadores de todo tipo, podem ser classificados em:
Trecheiros: que vivem no trecho entre uma cidade e outra.
Catadores do lixão: catam diuturnamente nos lixões
Catadores individuais: catam por si, preferem trabalhar independentes, puxam carrinhos muitas vezes emprestados pelo comprador que é o sucateiro ou deposita.
Catadores organizados: em grupos onde todos são donos do empreendimento, legalizados ou em fase de legalização como cooperativas, associações, ONGs ou OSCIPs.

·         O lixo produzido nas cidades brasileiras é responsável por muitos problemas, mas também tem sido fonte de renda para muitas famílias. O que para alguns membros da população é um problema, para outros é solução de vida.


Classificações do Lixo
Ø  O lixo pode ser classificado como “seco” ou “úmido”. O lixo “seco” é composto por materiais potencialmente recicláveis (papel, vidro, lata, plástico, etc.). O lixo “úmido” corresponde à parte orgânica dos resíduos, como as sobras de alimentos, cascas de frutas, restos de poda, etc.

Ø  Pode ser também apresentada: lixo urbano; lixo domiciliar; lixo comercial; lixo público; lixo especial; lixo industrial; lixo de serviço de saúde; lixo atômico; lixo espacial; lixo radioativo; lixo de portos, aeroportos, terminais rodoviários e ferroviários; lixo eletrônico; Entulho.


O destino do Lixo Urbano
*      O destino do lixo deve ser diferente, de acordo com cada tipo de resíduo que o constitui. Entretanto, o destino mais comum que se dá para qualquer resíduo são os chamados “Lixões”


Tratamentos para o Lixo
* Os processos de tratamento dos resíduos são os seguintes: Aterro Sanitário, Aterro controlado, Lixão, Incineração, Pirólise, Digestão Anaeróbica, Compostagem, Centrais de Triagem e Reciclagem.


Triagem, reutilização e reciclagem do lixo
Þ    É preciso espaços e locais adequados para a destinação e para o trabalho com o lixo

Þ    3R’s – Reduzir, Reciclar, Reutilizar



O Resgate do lixo através de oficinas
§  Proporcionar um espaço para as pessoas aprenderem a transformar o lixo em novos materiais para serem usados

§  Gerar novas oportunidades, oferecer empregos, geração de renda, auxilia na economia do município e ainda colaborar com a natureza.


Espaços administrativos flexíveis e funcionais
ü  Hoje edificações são criadas para atender determinadas funções, os espaços são planejados em função de necessidades e condicionantes apresentadas no momento da concepção.
ü  São necessários espaços adequados e flexíveis para atender as mais diversas necessidades de um setor administrativo.

ü  Atualmente a evolução nas técnicas de construção, principalmente aquelas que tratam da estrutura das vedações, que possibilitam a montagem e desmontagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário